CONCEITO:
É a forma como uma determinada empresa desenvolve suas atividades econômicas.

Os Tipos de Instalação:
ATELIER - estabelecimento onde são produzidos ou restaurados de forma artesanal objetos ou produtos, como por exemplo: Atelier de Alfaiate, Costura, Pintura Artística, Artesanato, etc.

BANCA - local onde são vendidos jornais e/ou revistas. Onde se realiza a compra e venda de peixes ou outros produtos quando localizados em feiras livres. Estabelecimento obtido através de concessão ou permissão de uso em via, logradouro ou imóvel público.

BOX - instalação característica de centros Comerciais de entidade pública, obtida através de concessão ou permissão de uso, onde predominam produtos hortifrutigranjeiros. ex. Ceasa e Mercados Municipais.

CLÍNICA - estabelecimento privado destinado a consultas médicas, e que realiza pequenas cirurgias e outros tratamentos "sem internação".

CONSULTÓRIO - local de trabalho onde determinados profissionais da área de saúde (como médicos e dentistas) realizam consultas a seus pacientes e posterior encaminhamento a uma Clínica, Laboratório ou Hospital para exames ou tratamentos se for necessário.

DEPOSITO - local onde comerciante armazena suas mercadorias para reposição do estoque de sua loja. Neste local não se efetua venda direta ao consumidor.

DOMICÍLIO TRIBUTÁRIO: forma desenvolver atividade, exclusiva para alguns profissionais autônomos, sendo um endereço destinado apenas para receber correspondências enviadas pelo município, tendo em vista que atividade e desenvolvida em outro local, outra empresa ou cliente.

ESCRITÓRIO - sala ou salas em que se exercem atividades profissionais, pessoas de negócios, empregados de uma empresa ou de um departamento administrativo.

ESCRITÓRIO DE COMERCIO - estabelecimento onde se realiza negócio de compra e venda de mercadorias através de catálogo, folheto ou de pequena amostra, não possuindo estoque de produtos ou mercadorias para pronta entrega, mesmo tendo que ser registrada a entrada das mercadorias em livros fiscais. Produtos que vão diretamente da industria para o comercio varejista ou para consumidor final.

ESCRITÓRIO DE CONTATO - local onde se elege o domicilio da empresa, tendo em vista que atividade e desenvolvida em outro local ou em outra empresa ou cliente. Neste tipo de instalação não há fluxo de pessoa ou cliente.

FARMÁCIA - local onde são preparados e/ou conservados, vendidos ao público ou aplicados os medicamentos.

FÁBRICA - estabelecimento industrial no qual matérias-primas ou semimanufaturadas são transformadas em produtos finais, ou seja, em objetos de consumo.

GABINETE - local ou sala destinada ao trabalho de pessoa habilitada em procedimentos terapêuticos, e que consiste na prática variada de manipulação da superfície corporal. Exemplo: gabinete de massagens.

GALERIA - Salão de exposição de quadros ou de objetos de arte com fins comerciais.

HOSPITAL - estabelecimento público ou particular, aparelhado com todos os recursos médicos e cirúrgicos para tratamentos de saúde.

INDUSTRIA - conjunto de atividade econômicas, que produzem bens materiais pela transformação e/ou aproveitamento de matérias-primas. É toda atividade econômica passível de ser organizada em larga escala, mesmo que a rigor não seja industrial. Exemplo: Industria Bancaria, Industria do Turismo, Industria de Autopeças, Industria de Base ou de produção de bens, que é o setor que alimenta outra industria, etc.

INSTITUTO DE BELEZA - estabelecimento onde se dispensam especiais cuidados ao tratamento do corpo, visando a fins estéticos (Salão de Beleza).

LABORATÓRIO - local aparelhado para a realização de pesquisas científicas, ensaios industriais, exames e análises clínicos ou de revelações fotográficas.

LOJA - estabelecimento comercial de maior ou menor porte onde se vendem mercadorias por atacado ou varejo.
Loja de venda no atacado: nesta categoria as venda são feitas em grandes quantidades, geralmente ao comerciante varejista.
Loja de venda a varejo: quando são realizadas as vendas diretamente ao consumidor final, este tipo de estabelecimento não possui característica e nem depósito no local.

OFICINA - estabelecimento onde se efetua reparação, conserto, manutenção de veículos, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos ou de quaisquer objetos.

PEDRA - local onde se realizam vendas de produtos agrícolas em fins de semana pelos produtores rurais em área demarcada, organizada e fiscalizada pelo poder público, como por exemplo, no CEASA.

POSTO - estabelecimento onde se comercializa combustíveis, serviços de lubrificação ou lavagem de veículos. Pode também ser utilizado como posto de coleta e apanha de roupas para lavanderias ou coleta de exames para enviar ao laboratório.

QUIOSQUE - abrigo montado para venda de flores, jornais, café, suco e outros objetos na via e logradouro público, dependendo sempre de concessão ou permissão de entidade ou órgãos público.

SALÃO - denominação de casas de comercio, exemplo: Salão de Chá, Salão de Cabeleireiros, Barbeiro, Estética.